Existe uma frase que, há anos, é bastante comum, em todas as vezes que minha família está reunida. Basta uma cena, qualquer, de emoção, para se ouvir: “_Vai chorar,...alááá...ele vai chorar!!....Já tá chorando...!!”
E todos olham em minha direção.
Puta que pariu, exclamou a condessa!! Um marmanjo, com um 1,82 de pura ignorância, quase 100 quilos de coice e patada, um cara que, quando quer mel, mastiga a abelha, que bebe café quente e depois água gelada, pra trincar o esmalte dos dentes, que não usa cotonete e limpa o ouvido com a furadeira e uma broca de vídia,........esse sou eu, Sérgio Caetano.
Desde moleque que eu sou assim. No início, essa diferença diante dos meus colegas, me deixava preocupado e eu pensava: “_Será que eu sou igual a camisa velha?”
Sabe como é camisa velha, né??!!.....do tipo que, toda hora solta o botão.....
Não !!!.... Eu sou “Serginho Malvadeza”, filho de “Almir Cobra Criada”,....sou um sujeito tão macho, mas tão macho, que até meu lado feminino é sapatão!!.....Mas eu choro à toa.
Hoje em dia, eu descobri que eu sou mais homem e mais macho ainda, do que eu pensava que fosse, justamente porque, eu choro à toa. Como eu sempre digo; se juntasse todas as lágrimas que já derramei, somente no Maracanã, pelo Flamengo e pelo Zico, daria pra acabar com a seca no nordeste.
E, por falar em Flamengo, a nova frase em moda por lá, é que “O Penta Tri é Obrigação e é prioridade em 2009!!”
É mesmo?.....Mentiiiiiiiira.....não diga....!!!!....Aí eu choro!!!
Veja bem: Que eu e toda a Nação Rubro-Negra queremos esse Penta Tri, é lógico, é óbvio, mas,....e se ele não vier?
É uma questão de probabilidade e, nesse caso, nós temos uma boa percentagem, mas, não mais que a dos outros clubes, principalmente, aqueles que já foram grandes, como o pó de mico, o merluza e o goytacáz de general severiânus, o time que possui 10 fanáticos torcedores, únicos, porém, mais chorões que eu e a Jade.
Mas, o que eu tô percebendo, é que, já estão preparando a cama para deitarem as desculpas, por possíveis novos fracassos no âmbito das disputas nacionais, o que já se tornou monótono.
Amanhã, é dia do meu aniversário e o Mengão vai estrear, contra o grande, o enorme, o incomensurável,....Friburguense,.....e eu vou estar torcendo feito um louco, mas, não vou, em nenhum momento, afrouxar o nó da cobrança, que eu aperto e aperto e aperto, cada vez mais, em volta do time e da diretoria, pois, são eles, num conjunto, que escrevem a história atual do Maior Clube do Mundo.
Não sou eu, não é o amigo leitor, não é a Nação Rubro-Negra, que dirige o Clube, ou que entra em campo e joga,...são eles.....e eles que façam o melhor possível,......ou melhor,...eles que façam o impossível, para continuarem a merecer o dinheiro gasto, por mim e pela Maior Torcida do Planeta, com ingressos e com Peiper”vil”. Caso contrário, eu vou chorar.
Só quero bom futebol, raça, sangue, empenho, calos nos pés e vitórias. Só isso. Então, eu dou minhas lágrimas.
Aliás, como eu já disse, eu choro à toa. E, no final do brasileirão do ano passado, meus olhos ficaram cheios de lágrimas, quando o namorado da minha sobrinha me falou, sobre uma festa de aniversário de uma colega sua, que ele foi, aqui em São Gonçalo, em que, entre os convidados, estavam dois jogadores titulares do Flamengo. E tem mais, ele me garantiu provas com fotos. Um deles, inclusive, é muito amigo da garota e de sua família.
Segundo o papo que rolou, os dois confessaram que,”provocaram os cartões amarelos, para não perderem aquela festa”. Vocês lembram, um dos últimos jogos do campeonato, em que dois estavam suspensos?......Pois foi.
E, já que o assunto é “lágrimas”, vamos falar de uma das lágrimas que mais me arrancaram lágrimas, nos últimos tempos.
Fui pesquisar:
Na China, dá-se o nome de Jade (Yu) à criança para refletir o amor dos pais.
Além de valer mais que o ouro, o Jade é duro e compacto, mais resistente que o aço, usado até para a confecção de machados e facas na China.
Mas, como chora a Jade!!
Então, chora, minha linda Jade. Chora mesmo, porque só chora quem tem pureza e amor no coração. Chora Jade,...mas, não chora só pela dor dos seus músculos, ou pelos calos das suas mãos, pois esses têm cura. Chora pela dor que lhe aflige a alma. Chora bastante,....chora mais, porque toda lágrima que derramar, ainda será pouco, para lavar de seu coração a dor que a vida lhe reservou. Chora mais ainda, Jade. Chora porque você perdeu sua querida Mãe, quando ainda era muito menina e nunca mais teve seu colo e seu carinho para lhe acalentar, nas vezes em que chorou.
Chora, minha menina linda!! Chora de angústia, chora de dor, chora de mágoa, chora de medo, chora também de raiva, mas,....chora de perdão. Chora perdoando os que causam a angústia, a dor, a mágoa e o medo.
Chora de perdão, pelos que não perdoam.
Chora até que o mundo escute seu choro triste e, quem sabe, também venha a chorar consigo.
Chora, até que os homens entendam que o choro é uma prece, que se faz calado, sem palavras, porém, com a mais profunda sinceridade do espírito. Chora, Jade, pra que os ímpios aprendam a rezar com seu pranto.
Chora de agradecimento, porque é grande o coração de quem chora. Chora e agradece, por que ainda lhe resta a sorte de saber que suas lágrimas, poderão mudar a realidade do nosso país, para que as gerações futuras não chorem.
Chora agradecendo a missão que lhe foi dada e que você cumpre, com a mesma dignidade das suas lágrimas.
Chora Jade, porque eu choro junto com você e não me envergonho de ser diferente dos que não choram. Chora junto comigo Jade, porque, quem chora, está escrevendo um livro, usando o alfabeto e a linguagem da alma e que só conseguirá ser lido, por aqueles que também choram,.....aqueles que compreendem esse idioma,.....aqueles que trazem consigo sensibilidade e fraternidade.
Quer me dar um presente de aniversário, Jade?.....Então, chora. Me dá uma lágrima sua como presente, que, com ela eu chorarei a vida inteira.
Chora por tudo e todos, Jade. Chora por seu pai, que lhe cuidou tão bem, mesmo chorando a falta da companheira querida. Chora por sua Mãe, que lá no céu sempre chora a dor do seu pranto.
Chora pelos pobres, chora pelos ricos, chora pelos fracos e chora também pelos fortes, como você. Chora pelos que nunca choraram e chora pelos que vivem chorando.
Chora pelos que caíram da trave, pelos que escorregaram no solo, pelos que tropeçaram no salto. Chora pelos choraram nas vitórias e chora pelos que choraram nas derrotas.
Você já é uma medalha,...mas não de ouro. Você é uma Medalha de Jade.
Jade, minha querida: Quando não encontrar mais palavras para rezar, ajoelhe e chore. Deus escutará sua prece.
“Na oração, mais vale um coração sem palavras, do que palavras sem um coração.” (Ghandi)
______________________________________
Este texto não teve patrocínio.
Mas o autor implora por um patrocinador para a Jade.
sábado, 24 de janeiro de 2009
Jade, A Chorona