quarta-feira, 26 de novembro de 2008

COMPLICOU !


Coluna do Ricardo Perez.
Pois é, meus amigos, vamos ter que aturar o São Paulo campeão novamente. Mais um clube paulista, mais motivos para que a imprensa vendida pra lá ria da nossa desgraça, e mais um ano com as nossas conquistas ficando restritas a um Campeonato Carioca cheio de clubes secundários e secundáveis. Mas o São Paulo não tem culpa se a nossa infra-estrutura é de time de terceira divisão e se os nossos dirigentes preferem pagar salários astronômicos para jogadores que nem relacionados para o banco costumam ser, ao invés de investir em um centro de treinamentos decente, que certamente nos propiciaria a formação de grandes jogadores na base. O tricolor paulista não é o culpado pelo desmanche do ataque mais positivo do campeonato, quando estávamos disparados na liderança, nem pela nossa incapacidade de repor imediatamente essas importantes peças perdidas. Naquela fase conquistamos ridículos dois de vinte e um pontos possíveis e que estão nos fazendo falta nesse final.
Talvez agora, depois de perdermos nossa hegemonia no cenário nacional e percebermos o quanto são importantes a austeridade e a organização em um clube que pretende ser Campeão, nossos dirigentes tomem consciência de qual caminho deva ser seguido. Talvez, depois desse ano, eles FINALMENTE entendam que mais importante do que investir no rótulo é priorizar a qualidade do conteúdo. Menos investimento em marketing e mais, MUITO MAIS, no TRABALHO de reconstrução de um clube falido como o nosso. Dos cinco principais concorrentes somos os únicos que não possuímos centro de treinamento decente e estádio próprio.E se acharmos que não aprenderão jamais, cabe-nos dar a resposta nas urnas no ano que vem, colocando no nosso comando alguém que também pense grande, mas descarte medidas de impacto que não nos levam a lugar nenhum e só fazem aumentar o nosso colossal buraco financeiro.
Quem acompanha meus comentários há mais tempo sabe que eu tenho pelo Kleber Leite uma dívida eterna de gratidão pela sua atitude corajosa, quando o abismo da segundona era uma possibilidade mais do que real e ele deu sua cara à tapa; assumiu o comando e bancou as medidas que acabaram nos salvando do que seria o maior vexame da nossa história. Mas do que ninguém, ele tem o mérito neste episódio.Mas o que somos obrigados a fazer quando aquele mesmo goleiro que fechou o gol e nos deu um título, passa a falhar seguidamente? BANCO NELE, não é mesmo? Se é assim, o Kleber esse ano já deveria estar treinando separado do grupo lá em Vargem Grande e com desconto de 90% dos seus vencimentos. Da venda do Renato Augusto em fatias, passando pela INEXPLICÁVEL negociação do Pedro Beda, festinhas comemorativas antes de jogos decisivos, desmanche do time quando éramos líderes, contratação de um treinador de competência duvidosa e de jogadores idem, ele abusou do direito de errar. E não quero nem pensar na possibilidade desse adiantamento de dez milhões da Olympikus ter que ser devolvido, corrigido monetariamente, como os seis milhões do Shopping que já se transformaram em cinqüenta. Estamos vendo, mais uma vez, agora com o Vasco, o que uma administração irresponsável pode deixar de herança para um clube, por maior que ele seja.
Tivemos poder de reação, saímos atrás no placar por duas vezes, por duas vezes reagimos e, não fosse pela COVARDIA daquele CANALHA, teríamos empatado pela terceira vez. Não tem desculpa. Estava a dois metros do lance, não havia jogadores atrapalhando sua visão e nem dúvida sobre quem tinha o domínio da bola. Não deu porque é um juizinho caseiro de MERDA e não teve peito de dar. E não deveríamos nos surpreender com a sua atitude, já que ele foi o protagonista da mais VERGONHOSA arbitragem que tenho lembrança, quando ROUBOU do Brasiliense a chance de ser campeão da Copa do Brasil para favorecer o CUrintians dentro de sua casa.Será que esse pústula tem idéia do prejuízo que nos causou? Será que ele imagina o que aquele lance representava para nós?Confesso que cheguei a sonhar com o nosso Xerife, a dois jogos do fim da carreira, ao invés de se dirigir a ele com alguns inofensivos impropérios, lhe dando um murro nos córneos daqueles de fazer o nariz do infeliz ficar virado para a nuca, no melhor estilo Anselmo e Almir Pernambuquinho, mas isto poderia causar graves problemas extra campo para o nosso zagueirão. Aliás, se alguém aqui quiser desejar um Feliz Natal para este SAFADO fabricante de resultados, o número do seu celular é 0XX 51-81232001.
Estamos tristes porque almejamos sempre o máximo. Sonhamos sempre com o topo, com o título, com a conquista de tudo que disputamos e infelizmente não conseguimos. Mas ainda temos chances de conquistar um belo prêmio de consolação e PRECISAMOS valorizar a luta por ele. Complicou? Complicou MUITO!!! Precisaremos vencer um brioso Goiás aqui e um Atlético Paranaense lá, que ainda pode estar lutando desesperadamente para se manter na elite. Feito isso, precisamos acreditar que Palmeiras [Vitória (f), Botafogo (c)], Cruzeiro [Reservas do Inter (f), Portuguesa (c)] ou Grêmio [Ipatinga (f), Atlético M. (c)], percam pontos em seus jogos. Pode não ser fácil, mas é absolutamente possível.
Cabe-nos, portanto, fazer a nossa parte, comparecer para apoiar e cobrar o empenho necessário. Se a desesperada torcida vascaína está lotando todos os jogos de São Januário na sua inglória luta para não cair, não seremos nós, que ainda lutamos por uma honrosa vaga na Libertadores (com possibilidades mais do que reais), que vamos abandonar a luta e a nossa equipe. Se não for com aquele otimismo que sempre nos caracterizou, que seja pensando nas alegrias que podemos vir a ter no ano que vem. É o último jogo do Flamengo no Maracanã esse ano, fomos Bi-Campeões Cariocas, brigamos na parte de cima durante todo o campeonato (depois de anos lutando apenas pra não cair) e precisamos MUITO desta vitória. Por mais decepcionados que estejamos nos sentindo nesse momento, nosso papel é ir lá fazer a nossa parte.
PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!