Coluna do Ricardo Perez.
Na primeira fase do campeonato passamos dez rodadas na liderança. Logo depois, veio o desmonte do time e a queda na tabela. Caímos para oitavo e a grande maioria de nós achou que a vaca já tinha ido pro brejo. Voltamos a vencer, mesmo jogando mal; mas o fato é que voltamos a vencer e ficamos a quatro pontos do líder. Uma derrota vexatória significou o fim das esperanças? Não, os adversários contribuíram e estamos, NOVAMENTE, a quatro pontos do líder. Estamos parecendo investidores de bolsa de valores: um dia de euforia, seguido por quase uma tentativa de suicídio no seguinte e, já no outro, de volta à euforia. Só que agora a euforia é apenas matemática. Olhando para os números na tabela nos enchemos de esperança. Quatro pontos separam o líder do quinto colocado faltando ainda oito rodadas, com vários confrontos diretos e com o Flamengo sendo o único dos concorrentes a fazer cinco jogos em casa. Os mais desatentos imaginarão o melhor dos mundos, não é? Pois saibam que estão enganados.
Jogando essa bolinha que estamos jogando, poderíamos estar novamente muitos pontos à frente dos demais e, ainda assim, correríamos sérios riscos de não chegar a lugar nenhum. QUE FUTEBOLZINHO SEM VERGONHA !!!Na realidade ganhamos, mas foi com o “meio a zero” que o Sidney vive pedindo. Não fosse o Bruno estar num dia "MAIS" e teríamos dado novo vexame. Uma pelada COLOSSAL protagonizada pelo LANTERNA contra um dos pretendentes ao título. PRETENDENTE AO TÍTULO ? JOGANDO ASSIM ? Não é, MESMO !!!Ouvi um amigo aqui dizer que não jogaríamos novamente tão mal como jogamos contra o Galo. E não é que JOGAMOS? Aliás, PIOR AINDA, se é que é possível. Não conseguimos trocar três passes no meio de campo. TRÊS PASSES! Não ganhamos uma dividida.Tentamos impor nosso ritmo de jogo e passamos os dois tempos sem conseguir. Parecia até que o concorrente ao título era o lanterna. Correram mais, se doaram mais e saíram como injustiçados.
Como nós temíamos o jogo foi duro. DURO DE ASSISTIR !!! Treinador e jogadores deveriam ser obrigados a ver o VT umas cinco vezes ao dia, de domingo até hoje, para que morressem de VERGONHA pelo papelão que fizeram. É ABSOLUTAMENTE INACEITAVEL que o elenco mais caro do país mostre um futebol dessa qualidade.Nossa defesa batendo cabeça e, para surpresa de muitos, dessa vez o culpado não era o Jailton. Aliás, já imaginaram se fosse o Jailton o protagonista das BARBARIDADES cometidas no domingo pelo nosso Capitão? O mínimo que veríamos após o jogo seriam ameaças de morte a ele. Que tipo de comando exerce um Capitão que não tem um mínimo de equilíbrio, sendo um especialista em cartões, MUITAS VEZES, por insistir em infrutíferas reclamações aos árbitros? O desempenho de Ibson no domingo foi digno de colocá-lo treinando separado no Ninho do Urubu. Passou grande parte do jogo ASSISTINDO os seus adversários passearem à sua frente. Em um determinado lance, após mais um erro de passe seu, esqueceu da jogada e ficou reclamando da crítica recebida pelo seu erro. Somem a isso um Marcelinho Paraíba irreconhecível (e parecendo até de mal com o resto do grupo), um Everton que não conseguia dominar a bola no campo molhado, Leo Moura e Juan num dia "MENOS" com um Obina isolado lá na frente e teremos o esboço do quadro de horror que foi a nossa apresentação.
E tentando melhorar nosso desempenho o treinador desencalha o Fierro. Por que Fierro?Tem treinado no time titular? Fazer experiências em uma hora dessas? Será que Caio Junior é só um boneco de ventríloquo? De quem seria então a voz por trás? Dos empresários, do Kleber, de quem mais? O gringo entrou sem saber onde jogar. Correu, correu e ... continuou correndo. Nem bem tinha entrado e veio a expulsão do nosso Capitão, com a necessidade da entrada do Dininho, que continua lento e sem conseguir ganhar uma bola pelo alto na nossa área. E ele tira quem ? Marcelinho Paraíba ... foi-se o último elo de ligação entre o meio de campo e o ataque. Dizem que não se faz omelete sem ovos, mas parece que a dispensa está cheia deles e o que está faltando mesmo é um cozinheiro com a capacidade de fazê-lo. Vai improvisar novamente na lateral esquerda? Por onde andará o Jorbinson, lateral esquerdo que arrebentava nos juniores com sua velocidade e característica de partir pra dentro dos seus marcadores? Ainda está nos juniores? Foi negociado? Se foi, POR QUANTO?
Mas pior do que os recorrentes erros de passes e a falta de um técnico competente é a impressão que está faltando doação. Não se sente no time desse ano a mesma força e dedicação que havia ano passado, em grande parte dos jogadores. Aquela pegada, aquela entrega, aquela garra, que foram as nossas principais características em 2007, parecem ter ficado lá atrás. A torcida sente isso e domingo não conseguiu se contagiar com o time e vice versa. Festa mesmo só na hora do gol e nos cinco minutos finais. Seria essa apatia motivada pelo descrédito ao treinador?
Ficam dirigentes, treinador e jogadores pedindo a presença da torcida, mas para isso precisam minimamente fazer valer a pena ir até o Maracanã. E NÃO TEM VALIDO. Torcedor não é burro. Existem trocentos barezinhos que exibem os jogos com direito a chopinho e por um custo significativamente menor. Se quiserem a nossa presença, que façam por merecê-la. Bastava que tivessem feito o dever de casa direitinho, vencendo o Atlético Mineiro dentro da nossa casa diante de mais de oitenta mil pessoas, e estaríamos hoje a um ponto do líder. A essa hora, DUVIDO MUITO que ainda houvesse algum ingresso disponível para amanhã.
Os times à nossa frente estão fazendo de tudo para facilitar a nossa vida e nós mesmos a estamos complicando. Parecem dispostos a permitir o nosso hexa e temos a obrigação de aceitar. O jogo de amanhã é de suma importância para nossas pretensões e, embora a liderança esteja tão próxima, a desconfiança é inevitável. Vamos enfrentar uma equipe bem melhor do que as últimas e, se apresentarmos a mesma inoperância na frente, a quantidade de erros de passe no meio, somados às improvisações previstas lá atrás, o risco de novo vexame é real. Estamos posicionados entre os cinco melhores times do país, uma volta à frente do resto, com chances REAIS de conquistar o título e precisamos voltar a jogar como merecedores de ostentar esta posição de destaque.
Essa reta final vai ser briga de cachorro grande; e cachorro grande late ALTO e GROSSO. Treinar ou jogar no FLAMENGO não é para qualquer um e quem não se sentir preparado, que ceda seu lugar para alguém que possua essa capacidade. O que todo torcedor espera ver amanhã, e até o final do campeonato, é um time formado por onze MACHOS, que tenham atitude, dedicação e a exata noção da importância dessa conquista para quarenta milhões de torcedores. E que façam por merecer o nosso incentivo, suando sangue se necessário, como exige a nossa história. O HEXA É LOGO ALI !!! E se os jogadores fizerem a sua parte, não tenham dúvidas de que a torcida fará a dela.
PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!
PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!