O noticiário de hoje dá conta que o Flamengo e, muito provavelmente, o Fluminense mandarão os seus jogos no Engenhão entre 2009 e 2012, devido a obras a que o Maracanã será submetido por conta da Copa do Mundo de 2014.
Flamengo longe do Maracanã nunca foi bom presságio. Talvez a Copa do Brasil de 1990 seja o único título minimamente expressivo que o Flamengo ganhou sem jogar ao menos parte da competição no Maracanã nas últimas décadas. Porém, dessa vez, acho que o prejuízo não será tão grande, pois o Engenhão é um moderno e bonito estádio. É melhor opção mesmo. Aliás, única. Não é concebível imaginar o Flamengo jogando três anos em Volta Redonda, ainda mais num estádio com capacidade para 18 ou 20 mil pagantes, ou mesmo em Édson Passos, na Ilha do Governador com arquibancadas tubulares, na Gávea com arquibancadas tubulares, na Rua Bariri, em Italo Del Cima, em Bangu, em Resende ou outras opções ainda piores que é melhor nem mencionar.
Posto isso, surge a questão – diretoria errou ao não participar da licitação do Engenhão?
Independentemente do que se pense a respeito, em minha opinião, e apesar de o Engenhão ser um ótimo estádio, acho que o Flamengo tem mesmo que tentar construir o seu próprio, quem sabe com mais ou menos a metade da capacidade do Maracanã, em torno de 45 s 50 mil pessoas. O Maracanã jamais deixará de ser a casa do Flamengo, mas também jamais será só a casa do Flamengo e sempre será um estádio do Governo do RJ. Acontecimentos como esse, por exemplo, sempre ocorrerão, de tempos em tempos, e, pior, pode ser que ocorram, no futuro, simultaneamente com o Engenhão, o que seria um verdadeiro desastre para o futebol carioca.
E você, o que acha? O Flamengo deve esperar o Maracanã e se contentar com o Engenhão ou deve tentar obter uma alternativa para situações como essa?